blog

FAMÍLIA GEISSE

Julho 9, 2019

40 anos de Família Geisse

No início dos anos setenta, o engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse chega ao Brasil para dirigir a filial da Moët & Chandon. Com o passar do tempo, ao conhecer melhor a Serra Gaúcha, identificou um grande potencial na região para a produção de espumantes de altíssima qualidade. Foi assim que, em paralelo aos seus projetos profissionais, Mario decidiu fazer um trabalho de investigação na Serra. De picareta na mão, percorreu o local para estudar e analisar tecnicamente o solo. Foi quando se deparou com Pinto Bandeira, uma região mais alta, cujas condições eram excelentes para o cultivo de vinhedos de alta qualidade.

Aliando esforço, experiência e técnica, Mario implantou o primeiro vinhedo de espaldeira da região – o que foi um marco na vitivinicultura da Serra Gaúcha, já que a forma de cultivo predominante sempre foi a latada. É o primeiro passo para a fundação da vinícola Família Geisse, no terroir de Pinto Bandeira, um pequeno município do Rio Grande do Sul. A 800 m de altitude, o local reunia as condições ideais para o cultivo de matéria-prima de alto padrão para vinhos e espumantes, especialmente pela característica do terreno: um solo fragmentado, que contém basalto em sua composição e agrega um rico subsolo de rocha vulcânica ácida, favorecendo o desenvolvimento de vinhas saudáveis.

A fórmula para o sucesso estava quase pronta. O cuidado depositado no cultivo dos vinhedos e a máxima atenção à técnica no momento da produção vieram apenas para completar o que a natureza já havia proporcionado. Da colheita à prensagem da uva; da degustação dos vinhos base à segunda fermentação – feita pelo método tradicional – os processos produtivos levam consigo um rigoroso controle.

Você sabia que os vinhedos Geisse são tratados com manejo sustentável eco-eficiente?

O manejo das plantações utiliza, entre outras técnicas sustentáveis, o sistema TPC (Thermal Pest Control), que consiste em um forte jato de ar quente, lançado diretamente nas plantas. A alta temperatura ajuda a eliminar fungos, e ovos de insetos de forma eficiente, substituindo a necessidade de defensivos químicos e, consequentemente, preservando o solo, a água, a saúde dos trabalhadores e possibilitando a produção de uvas livre de agrotóxicos.
A descoberta deste sistema surgiu no final da década de 1990, por um produtor chileno que buscava um método de defender as videiras das geadas. Ao aplicar o ar quente, percebeu-se que as plantações se tornavam mais resistentes a doenças e pragas. Assim que o método foi testado e aprimorado, a vinícola Geisse foi uma das pioneiras na sua implementação, já utilizando esta ferramenta a mais de 10 anos em 100% de seus vinhedos.

O compromisso em aproveitar ao máximo cada vinhedo, cuidando e respeitando a terra, é colocado em prática nas diferentes localidades onde a família Geisse produz seus vinhos e espumantes. Além do terroir de Pinto Bandeira, que gera os espumantes das linhas Cave Geisse, Cave Amadeu e Victoria Geisse, o terroir chileno do Vale Colchagua origina os tintos da linha Mario Geisse.

Com uma filosofia enraizada no compromisso com este terroir, o solo e a produção, completamos, este ano, 40 anos de Família Geisse. Quatro décadas de trabalho para que esta terra nos presenteie com as maravilhas que ela proporciona.
Junto com a experiência que ganhamos a cada ano, há uma série de investigações e investimento em pesquisas para aproveitar 100% do potencial dos nossos vinhedos, explorando em cada espumante as melhores características possíveis, tornando o ato de degustar um vinho ou espumante um momento especial, digno de uma celebração.

Existe um elemento que é o maestro do universo: o tempo
Compositor dos destinos e senhor de todos os ritmos.
Respeitá-lo, é entender a natureza e seus ciclos. O local ideal para semear, colher e viver.
A elegante maturidade só é atingida com o tempo.

O tempo revela histórias.
Revela as sementes de hoje que serão flores de amanhã.
Possui a vocação extraordinária de nos aproximar cada vez mais de nossa essência.
Entendemos o que é o tempo, quando entendemos o que realmente importa.

Então descobrimos que o que vale é a intensidade de cada momento.
Assim brindamos o hoje, o agora. O invisível aos olhos mas percebido pelo coração.
O instante que nunca mais vai se repetir, pois cada segundo vivido é único e grandioso, digno de uma celebração.
E deste ponto em diante, não existe mais o momento ideal para comemorar.
Você celebra a vida e tudo que faz parte dela! Pois enquanto há vida, há tempo!
É tempo de celebrar!
É tempo de Geisse!

#famíliageisse40anos

CONTATO

Linha Jansen, s/n | Pinto Bandeira, RS | CEP 95717-000


COMERCIAL +55 54 3455.7461 | 3455.7462

TURISMO +55 54 99696.6791




DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO